Dois irmãos, Léon e Laurent Vielle, criam uma atividade de “niquelagem” de metal. Algum tempo depois Charles Idoux e Lucien Chanel embarcaram na “fabricação e venda de peças de reposição para bicicletas”. O primeiro deu origem aos “Etablissements Métallurgiques du Rhône” (EMR) que explorou a marca AVA, o segundo criou a MAVIC: Manufacture d'Articles Vélocipédiques Idoux et Chanel. Ponto comum dessas duas estruturas, seu CEO, Henry Gormand.
1889
Logo
O logotipo está no estilo da época: círculo, jogo com letras.
1933
Primeiro Carro
A Mavic se lança na fabricação de carros de pedal para crianças, muito populares na década de 1930. A marca fabricou dois modelos excepcionais para a época: rodas raiadas com calotas, eixo traseiro acionado por corrente, capô e porta-malas. Em um catálogo da época, os filhos de Henry Gormand estão ao volante. Produzidos em número limitado, eles permanecem raros, não rastreáveis. Com apenas uma exceção: um modelo “Championship” descoberto em um colecionador parisiense e agora de volta Mavic.
1934
O "Pára-lamas Bavolet"
O "Garde-Mud à Bavolet" é um dos carros-chefe da marca.
1934
Antonin Magne
No Tour de France de 1934, Antonin Magne testou esses novos aros no maior sigilo. Eles são pintados na cor da madeira. Antonin Magne ganha a camisa amarela...
Os aros pesam 750g contra 1,2 kg dos aros de aço.
1934
o aro tubular "dura" com ilhó
Em um aro oco de Duralumínio, a Mavic cria uma espécie de “tubo” chamado ilhó que transporta a tensão dos raios através das paredes inferior e superior do aro. Um italiano, Mario Longhi, desenvolveu o mesmo processo e registrou sua patente em 5 de janeiro de 1934, duas horas antes do Mavic!. O italiano permite que a Mavic explore essa inovação sob licença até 1947.
1945
Logo
Primeira modificação do logotipo em 1945: fim do círculo, início do diamante.
1952
Produtos
Os produtos são associados a corridas e campeões.
1973
Aerodinâmica
A aerodinâmica inspira as primeiras rodas Mavic. A roda tornou-se a preocupação da Mavic, inspirando-se nos primeiros estudos aerodinâmicos. Em 1973, o escritório de Design trabalhou em uma roda de fibra de vidro lenticular. Primeira roda assinada Mavic. Testado na pista e na estrada, no entanto, nunca será usada na corrida, o regulamento o proíbe. Mas os estudos aerodinâmicos entraram na cabeça das pessoas, Mavic fez disso uma linha de pesquisa.
1973
Suporte Mavic
A marca auxilia os corredores. Nas corridas, a Mavic fornece a todos os competidores assistência “neutra e gratuita” A Mavic conta com duas ideias fortes: colocar um carro totalmente equipado na frente do pelotão para reparar incidentes de imediato; oferecer um serviço completo de link de rádio entre os carros (organizadores, médicos, diretores esportivos, jornalistas, etc.). Primeira assistência de corrida Mavic: Paris-Nice. Foi oferecendo o seu carro no momento em que um diretor esportivo teve seu veículo avariado no Critérium du Dauphiné Libéré em 1972 que Bruno Gormand teve a ideia de disponibilizar uma assistência “neutra”, totalmente inovadora e mais adequada aos pilotos e organizadores das corridas.
1973
Logo
O diamante amarelo faz parte de um retângulo vermelho com cantos arredondados. É este logotipo que será afixado nos carros de assistência Mavic.
1975
Inovações
Primeiras aros anodizados. O tratamento que aumenta a dureza das paredes do aro e as protege da corrosão. Pela primeira vez, aros coloridos aparecem no mercado: são prateados, dourados ou azuis. Este é o famoso Blue SSC. Inédito nas corridas. Com esta nova qualidade de rolamento, a Mavic cria um corpo de movimento central de peça única com rolamentos angulares selados e perfeitamente alinhados: o 600 RD.
1975
500 hub
A Mavic está inovando desta vez em rolamentos e cria o cubo 500. Rolamentos anulares selados, flanges adaptadas para acomodar a cabeça e o cotovelo do raio em sua forma. Logo é "ajustável-removível" e o 500… RD. A Mavic assina uma qualidade de condução excepcional: produtos fortes e característicos da marca.
1975
Módulo E
Aros com ganchos, fazem parte da história das corridas. Primeiro aro de ponte dupla "com ganchos" para acomodar um pneu de alta pressão desenvolvido pela Michelin: o pneu Elan. Com este conceito patenteado, a Mavic está desenvolvendo uma nova geração de aros clincher que se beneficiam sucessivamente de todas as inovações tecnológicas da Mavic. No mundo das corridas, o uso de tubulares está diminuindo gradualmente em favor dos pneus.
1979
O "todo mavic"
O "All Mavic" inscreve a marca na história do automobilismo. A Mavic, que já fabrica cubos, que já fabrica cubos, movimentos centrais, caixas de direção, pedais e coroas, constitui o famoso conjunto "All Mavic". Assim, o grupo 1000 Spécial Service Courses associado aos aros SSC Grise Paris-Roubaix e G40, com os quais Sean Kelly venceu o Paris-Roubaix em 1984.
1983
Primeiras rodas "off-road" mavic
Há algum tempo, o pensamento da marca está voltado para rodas, para criações completas e não montagens. No entanto, jovens californianos em busca de sensações estão demolindo o ciclismo tradicional e lançando o BMX (Bicycle Motocross) e o Mountain Bike. Mavic percebe imediatamente que essas disciplinas fora do comum que multiplicam as práticas de ciclismo não são moda passageira. A marca faz parte dessas práticas. Primeira roda Mavic do mercado: a TTM 504 para BMX com aros TTM 4 de 20 polegadas e cubo TTM 560 derivado dos famosos 550 Service Courses.
1984
Mavic departamento aéreo
Paixão por paixões. Criação do Mavic Air Department para comercialização de aeronaves ultraleves (ULM) montadas ou em forma de kit. Dois modelos: o Avid Flyer, de origem americana, e o Air Plume, de design francês. Estes últimos são montados em Villeneuve, perto de Saint-Trivier-sur-Moignans. Mas as vendas não ultrapassam algumas unidades. A morte súbita de Bruno Gormand em dezembro de 1985 pôs fim a esta atividade. Por outro lado, a aeronave Cessna adquirida pela empresa garantiu o retransmissor de rádio nas corridas até 1986.
1985
Primeiros aros MTB
Mavic lança-se na produção de aros de mountain bike. Primeiros modelos: M4 e M5. Tratado "camada dura".
1985
Comet
Comercialização das rodas paraculares Comète em fibra de carbono e Challenger em liga leve. No ano seguinte, aproximadamente, surge a Comet: 12 células localizadas na periferia acomodam massas de aço de 130 a 780 g. Os pilotos pesam a roda mais ou menos, dependendo do evento.
1987
Assistência mountain bike paris-gao-dakar
Assistência de mountain bike no Paris-Gao-Dakar. Nos anos seguintes, Mavic ajudou pilotos na Copa do Mundo de MTB e em competições de triatlo.
1987
Logo
Em 1988, a marca mudou para um paralelepípedo com fundo amarelo. Com as letras em itálico. O logotipo ganha movimento. Agora é idêntico em todas as mídias: carros, catálogos, produtos…
1989
Vencedor do Tour de France
Em 1989, Greg Lemond venceu o Tour de France em “All Mavic”. Uma vitória incrível que faz parte da grande história do Tour: a diferença para Laurent Fignon, segundo, é de 8 segundos.
1992
3G
Roda 3G com raios perfilados para a frente ou para trás com cubos de cartucho intercambiáveis. Ela fez o evento das Olimpíadas de Barcelona com Chris Boardman.
1992
Componentes eletrônicos
A Mavic está trabalhando em um câmbio controlado eletricamente que é testado pelas equipes Once e RMO no Tour de France. A inovação é como uma revolução. No ano seguinte, a Mavic lançou o ZMS (Zap Mavic System), o primeiro câmbio traseiro controlado por microprocessador. Em dois lugares estratégicos no guidão, dois botões para reduzir ou aumentar a marcha. Basta um toque e o microprocessador instalado no guidão transmite informações em tempo real para os eletroímãs do câmbio.
1994
KL na neve
Mavic apoia paixões e desafios. O KL (quilômetro arremessado ou mountain bike de velocidade) na neve. O sonho de Christian Taillefer, Anne-Caroline Chausson e Eric Barone: quebrar todos os recordes de velocidade acima de 200 km/h lançando-se do topo de uma pista quase vertical. Rodas Mavic. Unhas essenciais.
1994
A roda, sistema global
Com essa abordagem, a Mavic projeta a roda Cosmic. É comercializado em duas versões: Cosmic alu, Cosmic Carbone. 16 raios de aço inoxidável perfilados na frente e atrás estão dispostos de uma maneira particular: radiais retos nas rodas dianteiras, cruzados nas rodas traseiras. Seu número, forma e posição diferem dependendo da versão. Da pesquisa ao registro de patentes, a Mavic desenvolve as cabeças e corpos dos raios, seu posicionamento e sua fixação no aro e no cubo, melhorando constantemente o comportamento da roda.
1996
Logo
Fim do paralelepípedo, início do oval. Em 1996, a marca colocou-se no centro do movimento e ampliou-o com linhas pretas em ambos os lados.
1996
Hélio
A roda Helium aros e cubos vermelhos. Primeira roda completa ultraleve, projetada especificamente para as montanhas.
1996
Crossmax
Projetado especificamente e como um "sistema" global, a roda Crossmax. A "roda fora da lei" resistente e leve. Aro com perfil superdimensionado e parede ultrafina, cubo traseiro FTS e sistema de liberação rápida. 26 raios na dianteira, 28 na traseira, 3 cruzados no lado da transmissão e radiais no lado sem transmissão. É usado nas Olimpíadas de Atlanta.
1999
Mektronic
Mavic presents the Mektronic, the first wireless electronic transmission groupo.
Birth of Mektronic - another step forward in electronic derailleurs. No more wires; transmission was now by digitally-coded radio waves. Many control points were built into the hand-grips and a multi-function onboard computer attached to the handlebar shows speed, distance covered, elapsed time, sprocket positions, etc.
1999
UST Tubeless
A marca reúne em torno de uma mesa os dois grandes pneus, Michelin e Hutchinson, em um único objetivo: Tubeless. Resultado: a roda Crossmax UST Tubeless. No perfil do aro, uma ranhura recebe os fios do talão do pneu durante a montagem. Ao inflar, as contas pressionam contra as paredes da ranhura, depois sobem e prendem sob os ganchos do aro. A capacidade de pilotar com menos pressão, sem perfurar, melhora significativamente a tração e as curvas.
1999
Conceito Fore, Ksyrium and Crossmax
Salto tecnológico. Com a abordagem do sistema, a Mavic questiona os padrões. A marca desenvolve o conceito Fore, uma inovação tecnológica da aeronáutica, e assim projeta as rodas Ksyrium e Crossmax. Os raios são fixados graças a um túnel rosqueado obtido empurrando o material em uma única parede do aro. Fim da perfuração do aro. Resultado: vedação garantida, eliminação de fitas de aro, redução do número de raios, aligeiramento da roda, melhor rigidez e resistência.
2002
ISM
A Mavic registra a patente ISM (Inter Spoke Milling) que protege o processo mecânico de usinagem da ponte superior do aro entre os orifícios de fixação dos raios. Esta inovação reduz a massa rotativa (redução da inércia) e reduz o peso do aro em quase 10 a 20% sem alterar sua resistência e assim melhorar seu desempenho.
2003
Wintech
A Mavic inova e apresenta o ciclocomputador Wintech, que ganhou o Grande Prêmio de Inovação nos Estados Unidos no ano de seu lançamento. Sua particularidade: o sensor está localizado na alavanca de liberação rápida da roda dianteira e os dados são transmitidos sem fio ao receptor por link digital codificado insensível a interferências.
2007
R-SYS
Criação do R-SYS, a terceira geração de rodas com raios tubulares de carbono seguindo o conceito TraComp. A tecnologia TraComp evita o alongamento dos raios e mantém a rigidez lateral da roda sob alta tensão. Os raios tubulares de carbono presos ao aro e ao cubo limitam a deformação e o desalinhamento da roda (grip da vela), minimizam a fadiga do material reduzindo a tensão do raio (vida estendida), o que ajuda a maximizar a redução de peso e o desempenho da roda completa.
2008
Pedais
Nasce uma gama de pedais para ciclismo. Esta gama de pedais Mavic, depois do inovador 646 LMS de 1990, tem três modelos de estrada. Nesses itens, o foco foi a transferência de energia, a lisura dos rolamentos e a resistência das travas ao desgaste. O carro-chefe da linha chamado Race SL Ti com eixo de titânio pesa apenas 110 gramas.
2008
Equipamentos de ciclistas
A Mavic lança uma linha completa de calçados, tecidos e acessórios para ciclismo. A Mavic dá um novo passo no seu desenvolvimento ao lançar uma gama completa de calçados, têxteis e acessórios. Esta gama muito ampla inclui equipamentos inovadores que atendem perfeitamente às expectativas dos ciclistas mais exigentes. Essas inovações dizem respeito a materiais, acessórios e cortes técnicos e funcionais. Os produtos são dedicados a todas as práticas de ciclismo, seja estrada, triatlo ou mountain bike e para atender às expectativas de homens e mulheres.
2010
Sistemas de roda-pneu
Pela primeira vez, as rodas são projetadas integrando seus pneus específicos. Ao desenvolver tecnologias de rodas e pneus em conjunto, a Mavic entra em uma nova era de design de rodas e pode melhorar a capacidade de resposta do sistema.
1987
Capacetes Mavic Syncro & Plasma
Aproveitando nosso amplo conhecimento de ciclismo e ciclistas, lançamos uma gama completa de capacetes usando a mais recente tecnologia para fornecer produtos leves, aerodinâmicos e seguros. Comprovados no mais alto nível de competição, esses capacetes estão entre os melhores do mercado.
2015
Logo
O amarelo faz parte da história da Mavic e de seu logotipo. Representa força, paixão, vitória.
2015
KSYRIUM Pro Disc Allroad
O primeiro tubeless de estrada confiável baseado no padrão Universal System Tubeless. Um design otimizado para conforto e desempenho, a lendária confiabilidade Ksyrium e duas opções de pneus para uma solução adequada a todas as condições. O primeiro tubeless de estrada confiável baseado no padrão Universal System Tubeless. Um design otimizado para conforto e desempenho, a confiabilidade lendária do Ksyrium e duas opções de pneus para uma solução adaptada a todas as condições.
2017
40 anos de parceria com o Tour de France
MAVIC comemora 40 anos de parceria com o Tour de France. Desde 1977, os ciclistas da maior prova de ciclismo do mundo se beneficiam de nossos carros amarelos de assistência neutra.
2017
Comet Ultimate
Os novos sapatos totalmente conectados à bicicleta. Apresentando um casco de carbono com flexibilidade mínima de material, o Comete Ultimate oferece um aumento de 19% na amplitude de movimento do pé, juntamente com uma altura de pilha ultrabaixa de 4,5 mm, ou 15% de economia de energia.
2017
UST Tubeless Roadd
UST® - O único padrão Tubeless Road. Simplicidade. Eficiência. Segurança. Graças ao nosso know-how de longa data e à invenção do sistema roda-pneu, podemos apresentar-lhe uma tecnologia que cumpre todos os requisitos, ao mesmo tempo que se estabelece como uma referência para a Tubeless Road.
Nossa dupla expertise em rodas e pneus nos permitiu aperfeiçoar a simbiose entre o talão do pneu e o gancho do aro para oferecer um sistema rápido, fácil de manter e 100% confiável, para que você possa se concentrar exclusivamente na estrada.
2018
Instant Drive 360
O novo sistema de roda livre Instant Drive 360, mais leve, garante um engate extremamente rápido, com um ponto a cada 9°. Uma vedação de borracha sem contato superdimensionada reduz o atrito ao mínimo, e uma ampla variedade de adaptadores o torna compatível com todos os tipos de quadros e eixos. Implementado em todas as rodas MTB em 2019 (exceto Deemax DH).
2021
Fore Carbon
É a primeira roda tubeless "verdadeira" sem fita de aro. Mavic é a única marca a oferecer um ponto de ancoragem de raio que oferece tanta rigidez em um aro tão leve. Uma inserção de alumínio é moldada no aro, entre as camadas de carbono, para garantir uma junção reforçada entre o raio e o aro.
Mavic e os cookies: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site: Ao continuar navegando, você concorda com a nossa "Política de Privacidade".Eu aceito